Workshop “Gestão e valorização de efluentes vitivinícolas” – ADVID

A ADVID promoveu a 24 de Maio de 2019 o WORKSHOP “Gestão e valorização de efluentes vitivinícolas”, que decorreu no Auditório do Regia-Douro Park em Vila Real (Portugal).

Os objectivos deste evento foram: apresentar os resultados finais do sistema WETWINE para o tratamento de efluentes e reutilização dos subprodutos; explicar as ferramentas, resultantes do projecto e colocadas à disposição do sector, para uma correcta valorização dos efluentes do processo de vinificação e melhor aproveitamento das águas; analisar, discutir e avaliar a utilização das lamas de ETAR Vitivinícolas para valorização agrícola e a utilização das águas residuais para rega da vinha, como solução para responder ao impacto ambiental da fileira vitivinícola.

O evento contou com a participação dos parceiros do projecto e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Foi ainda promovida uma mesa redonda que contou com a participação de duas empresas do sector (Sogrape Vinhos, S.A. e Real Companhia Velha) e das entidades públicas com as competências nesta matéria como: a Agência Portuguesa para Ambiente (APA), a Direcção-Geral De Agricultura E Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE).

O perfil dos participantes do evento foi multidisciplinar, com uma importante representação de: vitivinicultores e empresas produtoras de vinho, adegas, universidades, centros de investigação e organismos públicos.